Voltar

18/09/2017 09:47

Acidente de trânsito provocado por calçados, saiba como evitar

Na manhã deste domingo, uma motorista que trafegava na Rua Teixeira, quase caiu na Alpheo Brunelli, após enroscar o calçado que usava (uma bota), nos pedais do veículo. Saiba como é possível evitar que tal ocorrência te traga imprevistos. Oi

Sapatos e direção: você sabe qual é o calçado ideal para usar ao volante?
Dirigir é uma paixão compartilhada por homens e mulheres de todas as idades que, para se deslocarem diariamente, utilizam veículos automóveis cumprindo uma série de requisitos e procedimentos de segurança. No entanto, existe um fator cuja importância e influência na condução que é frequentemente relegado para segundo plano: o tipo de calçado utilizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você tem dúvidas a este respeito, continue lendo este artigo e descubra quais são os sapatos que homens e mulheres devem utilizar para terem uma condução confortável, segura e prazerosa!

 HOMENS: SAIBAM OS SAPATOS QUE DEVEM USAR PARA DESFRUTAR DO VOSSO AUTOMÓVEL EM SEGURANÇA!
           Profundos conhecedores e amantes do universo automóvel comparativamente às mulheres, os homens tendem a não prestar especial atenção ao calçado que usam quando dirigem. Nesse sentido – e porque o compromisso com a segurança deve figurar como prioritário em qualquer situação –, vale conferir abaixo quais os sapatos mais comumente usados para dirigir e os que são realmente indicados para o público masculino para que possam desfrutar do seu automóvel com conforto e total segurança:

Sapatos sociais
Por norma, os sapatos sociais apresentam uma estrutura e sola muito rígidas e, conquanto sejam benéficos em termos de aderência, também podem se tornar bastante desconfortáveis na hora de dirigir.

Botas
Com as mesmas características que os sapatos sociais, as botas não são indicadas para dirigir porque comprometem os movimentos dos pés e, consequentemente, podem se tornar bastante desconfortáveis aquando do uso dos pedais.

 Mocassins
Eis o tipo de calçado que é super indicado para os homens que amam dirigir! Estrutura leve e flexível, sistema de respiração adequado, boa aderência das solas aos pedais e conforto fazem destes sapatos a escolha certa para desfrutar do seu automóvel com toda a comodidade do mundo!

Calçado esportivo
À semelhança dos mocassins, o calçado esportivo oferece boa aderência, flexibilidade e uma estrutura sólida mas maleável que possibilita aos homens dirigirem com segurança e comodidade em qualquer circunstância.

MULHERES: CONHEÇAM OS SAPATOS ADEQUADOS PARA DIRIGIR!
        Quando o assunto é direção e calçado no feminino, muitas são as questões em torno de quais são os sapatos adequados para serem usados ao volante. É sabido que os sapatos são os “queridinhos” por excelência do armário das mulheres e, por isso, muitas são as dificuldades na hora de adequar o calçado para a direção cotidiana, especialmente para as mulheres que usam saltos altos com muita frequência.

Confira então as considerações com relação ao tipo de sapatos mais usados pelas mulheres e a sua adequação ao volante e também as opções certas de calcado para dirigir:

Saltos altos
            Considerados os “xodós” da mulherada, os saltos altos não são exclusivos de baladas e ocasiões festivas – pelo contrário, para muitas mulheres eles são sapatos de uso diário no trabalho e até mesmo fora dele. No entanto – e no que respeita a dirigir –, os saltos altos não são adequados do ponto de vista ergonômico, já que não oferecem uma boa adaptação para pisar nos pedais e podem mesmo impedir uma manobra de emergência que exija uma maior rapidez. Ainda assim, caso necessite ou queira realmente usar saltos e tenha que dirigir, prefira usar saltos baixos e mais grossos, já que os saltos altos (especialmente de tipo plataforma ou finos de tipo agulha) são totalmente desaconselhados para esta atividade. Outra boa tática é ter um par de sapatos de reserva para que possa trocar na hora de dirigir, aposentando os saltos altos durante o período em que estiver dentro do veículo.

Chinelos
          Os chinelos, embora não sejam proibidos por lei para a prática de direção, são considerados como um tipo de calçado cuja utilização deve ser obedecer ao critério do uso consciente (isto é, em harmonia com as circunstâncias em que a mulher se encontra e com as variáveis endógenas e exógenas dessa mesma situação).

Sandálias e sapatilhas
Ainda no quesito de uso consciente, as sandálias são outro tipo de calçado que deve estar sob alçada do uso consciente, muito por conta de suas peculiaridades: por exemplo, sandálias de dedo não são aconselhadas por apresentarem riscos consideráveis de escapar ou de prender no piso do carro, podendo provocar manobras bruscas ou acidentes. Assim, é considerado o uso de sandálias que se mantenham firmes à sola e superfície do pé e que garantam o conforto e segurança necessários à prática da direção automóvel.                                                                      Com relação às sapatilhas, este tipo de sapato deve se ajustar perfeitamente ao pé, cabendo a preferência a materiais que sejam maleáveis e permitam a flexibilidade do pé da mulher aquando da realização das manobras necessárias para dirigir.

Tênis
Os tênis são sapatos que, por norma, oferecem uma menor sensibilidade para dirigir, sobretudo os modelos que possuem amortecedores. Assim, os tênis são considerados sapatos aptos para a direção desde que a mulher consiga consiga manter sua sensibilidade e se sinta segura e confortável ao volante.

Afinal, quais são os sapatos ideais para que as mulheres possam dirigir em segurança?
A indicação mais consensual entre os especialistas em ortopedia e segurança rodoviária com relação aos sapatos ideais que as mulheres podem usar para se locomover de carro respeita ao sapato fechado, sem tiras ou adereços susceptíveis de ficarem presos nos pedais ou em qualquer outro local no interior do veículo e dificultarem as manobras. Além disso, solados de borracha são altamente aconselhados, na medida em que o material adere mais facilmente aos pedais e dificulta que os pés escorreguem aquando da realização das manobras.

 

DICAS IMPORTANTES
            Independente dos tipos de calçado descriminado acima com relação aos sapatos indicados para homens e mulheres com vista a dirigirem com garantia de comodidade, segurança e tranquilidade, vale lembrar algumas dicas importantes com relação aos sapatos e ao ato de dirigir:

Verifique se o calçado se ajusta perfeitamente ao pé, sem que o afrouxe ou aperte – a título de exemplo, sapatos com formas muito largas podem levar a que, mesmo sem querer, o motorista acione dois pedais em simultâneo;
Mantenha as solas dos sapatos limpas e secas para que a aderência dos pedais não seja comprometida e, consequentemente, influencie negativamente a direção do automóvel por parte do/a motorista. Além disso, os cuidados devem estender-se também à sua superfície, uma vez que o desgaste também influencia no desempenho do motorista (isto é, solas muito lisas contribuem para a perda de sensibilidade com relação aos pedais do veículo);
Escolha um tapete de carro cujo material seja resistente e não possua saliências, adereços ou características que possam fazer com que o calçado se enganche nele.
 (http://www.seguroauto.org)

 


← Voltar