Voltar

25/09/2018 22:31

Administração incentiva a adoção de animais do Abrigo Municipal

A Administração Municipal leva a sério a questão do bem-estar animal no município, tanto que vem trabalhando para a implantação de projetos importantes como é o caso do sistema de castração e identificação por microchip itinerante – o Castramóvel e o Sistema de Urgência e Emergência Veterinário – o SAMUVet, além de estudar a viabilidade técnica e financeira para a implantação de um hospital veterinário público.

Diversas ações estão sendo estruturadas por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Divisão de Bem-estar Animal – DIBEM, para estimular a prática da adoção de animais de estimação pela população, como campanhas de adoção em eventos da Prefeitura, palestras de conscientização, produção de materiais gráficos informativos e estímulo à visita ao Abrigo Municipal de Cães e Gatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações deverão ser articuladas em parceria com a Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda, que faz a gestão do Abrigo Municipal por meio de um termo de colaboração com a Prefeitura de Bragança Paulista, como parte do plano de trabalho alinhado com a entidade.

A comercialização e compra de animais de raça ainda representa grande parte dos hábitos da população brasileira, infelizmente, este é um dos fatores que contribuem para o grande número de animais à espera de um lar, assim como a posse irresponsável e falta de informação e mitos sobre a castração, aumentam a quantidade de cães abandonados diariamente.

Com as ações em prol da adoção dos animais, a Prefeitura pretende estimular essa prática na população bragantina e contribuir com os trabalhos no Abrigo, pois a adoção de um deles possibilita a abertura de vaga para outro animal que precise dos cuidados e tratamento no local. Os animais recolhidos são aqueles vítimas de maus-tratos, doentes, feridos ou machucados, sem donos, que passam por vários procedimentos até serem liberados para adoção – o desfecho esperado para a história de cada um deles.

Os benefícios são inúmeros para a família e para o animal. A adoção é um ato de amor, entretanto, ainda que a causa seja nobre, a decisão de adotar um cão ou um gato deve ser cuidadosamente planejada, a fim de evitar os riscos de um novo abandono. A intenção é motivar cada vez mais pessoas a fazerem o mesmo gesto, eliminando preconceitos e acolhendo amigos.

A Associação Faros d’Ajuda promove Campanhas de Adoção todos os sábados, das 9h às 14h, em espaços públicos, como a Praça Raul Leme, no Centro, ou no entorno do Lago do Taboão, alternando os locais da ação. Neste sábado (22/09), o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, acompanhou a campanha de adoção realizada na Praça Raul Leme para falar com a equipe sobre atividades que poderão fomentar as adoções.

No Abrigo Municipal, situado na Avenida Alziro de Oliveira, 2800, Jardim Morumbi, as visitas para as adoções podem ser feitas de segunda a sábado, das 13h às 16h. No local, centenas de animais já castrados e vacinados estão para adoção, de todos os tipos, tamanhos e cores.

Para adotar é preciso apresentar CPF, RG e comprovante de endereço, além de passar por uma entrevista com a equipe responsável e preencher a ficha com o termo de responsabilidade.

Fonte: +Bragança


← Voltar