Voltar

17/09/2018 22:26

Em Atibaia, ações e resultados positivos têm envolvimento de estudantes

Investir na Educação em todos os níveis e idades, desde quem aprende até quem ensina, é uma das diretrizes da Educação em Atibaia. Por isso, na manhã desta sexta-feira (14), integrantes dos 21 Grêmios Estudantis da rede municipal de ensino e diretoras e coordenadoras das escolas municipais participaram de dois encontros realizados no Gabinete da Prefeitura, no Fórum Cidadania, ambos com a presença do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, do vice-prefeito Emil Ono, e da Secretária de Educação, Márcia Bernardes.

Durante a primeira visita, os estudantes puderam conhecer ambientes e a rotina do Poder Executivo. Segundo a Secretaria de Educação, a iniciativa teve como objetivo despertar nas crianças uma visão social e de cidadania, além de apresentar o funcionamento do Poder Público municipal, explicando sobre a dinâmica entre os poderes para a construção de uma sociedade com bases democráticas sólidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rede Municipal de Ensino conta com a atuação de 21 grêmios estudantis, que são espaços importantes de representação dos alunos, eleitos pelo voto. Por meio dos grêmios, os alunos discutem, criam e fortalecem inúmeras ações, tanto no próprio ambiente escolar, quanto na comunidade. Um grêmio estudantil ainda é um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência e responsabilidade. De acordo com o Artigo 32 do Regimento Único das Escolas Municipais, cabe à direção da escola criar condições para a organização dos alunos no grêmio estudantil.

“É muito gratificante ver o trabalho desenvolvido pelos estudantes na defesa de seus direitos e interesses junto às diretorias escolares. E com os grêmios estudantis procuramos estimular essa participação democrática dos alunos no ambiente escolar e, consequentemente, na sociedade”, afirmou o prefeito. “A representatividade junto à gestão escolar certamente contribui para o desenvolvimento educacional e civil dos jovens”, complementou.

Ao final da visita dos estudantes, foi a vez das diretoras e coordenadoras das escolas municipais se encontrarem com o prefeito, o vice e a secretária no Gabinete. No encontro, elas receberam certificados pelos resultados expressivos de cada unidade escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.

Em levantamento divulgado recentemente (relativo ao ano de 2017, anos iniciais, entre alunos da 4ª série/5º ano das escolas da rede pública municipal), Atibaia alcançou a nota 7.3 no Ideb, a maior de sua história, elevando ainda mais a sua condição de destaque em termos de qualidade da Educação no Brasil.

“Mais uma vez registramos os nossos parabéns a toda a equipe da Secretaria de Educação, por mais essa grande conquista para o município, que deixa toda Atibaia extremamente orgulhosa”, destacou o prefeito durante o encontro.

Fonte:+Bragança


← Voltar