Voltar

09/11/2016 08:53

Mesmo sujo e assoreado Ribeirão Lavapés é monitorado

Já está funcionando na ponte sobre o Rio Lavapés, na rua Monteiro Lobato com a avenida dos Imigrantes, uma Estação Hidrológica que é uma aliada na prevenção de desastres naturais. O equipamento foi fornecido e instalado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo a prefeitura, a medida faz parte do projeto ‘Desenvolvimento de Sistema de Previsão de Enxurradas, Inundações e Movimentos de Massa em Encostas para a Preservação de Desastres Naturais’. Bragança Paulista foi inscrita e contemplada no programa no início deste ano e após atender aos requisitos exigidos pelo órgão, atendeu 56 cidades da região Sudeste. A Estação funciona 24h e é composta por um sensor com função de radar e monitora o nível do rio, da precipitação de chuva com um pluviômetro de báscula, e uma câmera que fotografa em tempo real a situação do rio, principalmente enxurradas, erosão de margens e alagamento do núcleo urbano. As informações coletadas são transmitidas por redes de telefonia celular para o Cemaden, que é responsável em alimentar o site e emitir alertas. Com isto, a Defesa Civil poderá realizar o monitoramento e consequentemente garantir um atendimento mais rápido à população. Os dados das Estações Meteorológicas podem ser consultados por qualquer pessoa no mapa interativo disponível no site do Cemaden www.cemaden.gov.br/mapainterativo].

SUJEIRA – Toda a calha do ribeirão Lavapés está assoreada e carece de limpeza há mais de quatro anos. Há trechos em que o leito do rio se divide em dois devido a sujeira , terra e vegetação acumuladas . Não há perspectiva de nenhuma ação da secretaria do meio Ambiente e nem da secretaria de Serviços, responsáveis pela fiscalização e conservação, respectivamente, com relação a limpeza de córregos e ribeirões que cortam o município. Faltando apenas 54 dias para terminar o mandato da atual administração é pouco provável que alguém se movimente para limpar os ribeirões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMDEMA - O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente deverá se reunir na próxima quinta–feira, 10, na Câmara Municipal,conforme comunicado publicado na imprensa oficial. O Conselho, presidido pelo Secretario Municipal do Meio Ambiente, não divulgou a pauta da reunião.

Fonte: Gazeta Bragatina


← Voltar