Voltar

23/09/2016 09:22

Migração para TV Digital gratuita começa em municípios da região

Começa nesta semana a contagem regressiva para a mudança do sinal de TV aberta do analógico para digital no Brasil. A mudança será feita gradativamente até o dia 27 de setembro de 2017, quando o sinal analógico será desligado na região e as transmissões dos canais serão feitas apenas pelo digital.

Segundo a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração no Brasil, a mudança do sinal analógico para digital proporcionará imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e fantasmas. Criada por determinação da Anatel, a entidade tem como missão informar à população o que precisa ser feito para ter acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, mobilização social e distribuindo kits com antenas e conversores para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de países como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico. Nosso principal compromisso com a digitalização da TV no Brasil é preparar a população para que não fique sem acesso ao sinal dos canais de TV aberta", explica Antônio Carlos Martelleto, Diretor Geral da Seja Digital.

Durante o período de transição, os telespectadores da região que assistem os canais de TV aberta passarão a ver durante a programação um sinal com a letra 'A', indicando que o sinal da TV é analógico. Com a proximidade do prazo para a migração do sinal, a letra 'A' aparecerá com maior frequência. Dois meses antes do prazo, a indicação estará fixa na tela. No dia 27 de setembro de 2017, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível.

O sinal analógico será desligado em 19 municípios: Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

Mais informações sobre como se preparar para desligamentos do sinal analógico dos canais de TV aberta, acesse o portal www.sejadigital.com.br.

Benefícios da mudança
O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida na região. De acordo com um estudo da GSM Association, esse processo de migração para TV digital pode trazer mais de US$ 5 bilhões ao PIB brasileiro, além de mais de 4 mil empregos.

A TV Digital também oferece uma série de melhorias em relação ao sinal analógico, como qualidade de som e imagem. Também proporciona recursos interativos, com o telespectador podendo acessar conteúdos adicionais como informações de bastidores, ofertas de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em texto - tudo de forma gratuita, disponibilizado pelas emissoras.

Fonte: Agora Vale


← Voltar