Voltar

12/09/2016 12:46

Pacientes que esperam por cirurgia de catarata serão encaminhados

Nessa semana, o governador Geraldo Alckmin anunciou que realizará um grande mutirão para realização de cirurgias de catarata em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e em hospitais públicos de todo o estado. A intenção é realizar sete mil cirurgias a mais até dezembro deste ano, um investimento extra de R$ 7 milhões.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, foi informado que pacientes de Bragança Paulista serão contemplados nesse mutirão. Porém, a pasta ainda não recebeu informações do governo estadual sobre a quantidade de vagas a que terá direito, por isso, ainda não é possível saber se toda a demanda será atendida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador explicou que escolheu fazer o mutirão de cirurgias de catarata porque o país hoje tem mais idosos e essa é uma doença própria dessa faixa etária. Conforme declaração dele, a meta é zerar a fila desses procedimentos.

Os pacientes serão atendidos mediante agendamento dos municípios pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross). No total, serão beneficiados pacientes de 16 regiões do estado: ABC, Araçatuba, Barretos, Campinas (na qual Bragança Paulista está incluída), São Paulo, Bauru, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca, São João da Boa Vista, Vale do Ribeira, Piracicaba, Baixada Santista e Sorocaba.

Os pacientes de Bragança Paulista serão encaminhados ao AME de Atibaia. De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria dos que aguardam pela cirurgia de catarata é de idosos. Há encaminhamentos desde janeiro de 2015, ou seja, os pacientes estão aguardando o procedimento há um ano e oito meses. 

Fonte: Jornal em Dia
Foto: Gilberto Marques


← Voltar