Voltar

10/10/2018 23:11

Praça 9 de julho com novo paisagismo e parque infantil revitalizado

Na noite da última sexta-feira (05/10), a população pôde conferir o resultado das obras de revitalização e reforma urbanística da Praça 9 de Julho – que integra o cartão-postal da cidade em conjunto com o Lago do Taboão. As obras tinham como objetivo a humanização e revitalização do local para a melhor vivência, mobilidade, sociabilidade, lazer e integração da população bragantina e respeito a história e valor afetivo da praça, cuja última reforma foi realizada em meados dos anos 70.

 No paisagismo foram adotadas premissas de vegetação e forração, de forma a proporcionar uma volumetria de espaços vegetados. Levando em consideração as árvores existentes e a geometria já definida no projeto e implantada na obra de urbanização, seguindo um estudo de humanização e criação de espaços com vegetação e iluminação. Já o sistema de iluminação contemplou a instalação de refletores em LED, balisadores, spot embutido piso par, luminárias públicas e postes de iluminação metálicos.

A Administração, após muito empenho e trabalho, conseguiu devolver o brilho da Praça 9 de Julho, agregando atrativos ao local que foram aprovados pela população que acompanhou a solenidade de entrega das obras. Na ocasião, o Prefeito em exercício, Amauri Sodré da Silva, e a Secretária Municipal de Cultura e Turismo reforçaram o potencial atrativo turístico do local, situado numa área privilegiada, entrada da cidade.

 Os recursos foram oriundos de um dos convênios firmados junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, retomado por esta gestão através de tratativas junto ao órgão.

Com relação à conclusão da primeira fase das obras viárias na região da Praça 9 de Julho foi possível verificar a melhora significativa no trânsito local, com fluxo de veículos intenso e sem congestionamentos na região da Arthur Siqueira e em frente ao McDonald’s/Banco Itaú. Apesar dos transtornos iniciais, a Administração Municipal acredita que os resultados com as intervenções viárias foram satisfatórios para o fluxo de veículos, sendo assim, um dos objetivos principais da intervenção foi cumprido – desafogar o trânsito na região.

O projeto contemplou ainda a expansão da área de estacionamento, oferecendo mais de 20 vagas em estacionamento à 45° em frente aos estabelecimentos comerciais do entorno da Praça. Serão instaladas as placas de sinalização e placas de indicação turística. Além disso, todas as adequações e revisões vão convergir com as mudanças viárias previstas nas imediações do Lago do Taboão e das realizadas na Avenida dos Imigrantes.

O evento contou com a participação de comerciantes situados no entorno da Praça, vereadores (Ditinho Bueno, Olinda Pocaia, Beth Chedid, Natanael Ananias e José Gabriel), secretários municipais, chefes de divisão, servidores, imprensa local e população.

Terra da Magia – Parque Infantil Reynaldo Montagnana

A Administração Municipal vem trabalhando com empenho e dedicação para revitalizar os espaços públicos do município, um dos compromissos assumidos foi a revitalização dos Centros Integrados de Lazer e Esportes (CILES e Mini CILES). Os serviços estão sendo executados com o engajamento dos servidores da Secretaria Municipal de Serviços que entrega, periodicamente, os espaços públicos bonitos novamente à população.

Como mais um resultado dessa política adotada, a Administração realizou na tarde da última sexta-feira (05/10) a entrega da Terra da Magia – Parque Infantil “Reynaldo Montagnana” revitalizada e com brinquedos novos.

Na ocasião, o Prefeito em exercício, Amauri Sodré, realizou o descerramento da placa alusiva à revitalização reforçando que há muitos anos o local não vinha recebendo a atenção necessária e comentando dos serviços realizados, como a substituição dos brinquedos, serviços de alvenaria, pintura, corte de mato, plantio de grama, restauração, entre outros, com o intuito de atrair as famílias e crianças de volta ao local e proporcionar um espaço seguro, adequado e bonito.

O Secretário Municipal de Administração, Darwin da Cruz Gonçalves, ressaltou que foram dois anos de muito trabalho desta gestão e que a população está acompanhando a diferença para a cidade. Demais secretários municipais acompanharam a solenidade e reforçaram os investimentos em diversas áreas que favorecem a qualidade de vida dos cidadãos bragantinos.

O evento contou ainda com a presença de servidores municipais, Chefes de Divisão, população em geral, convidados e imprensa local.

Fonte: +Bragança

 


← Voltar